Psicólogo Gilberto Gaertner fala sobre a importância da preparação psicológica no esporte

Após a desclassificação da Seleção Brasileira de Futebol da Copa do Mundo de 2018, vários comentários tentam encontrar as possíveis razões para a eliminação. A reflexão sobre a especialidade da Psicologia do Esporte voltou a entrar em campo para discutir a importância de um bom preparo emocional das equipes.

É essa área de atuação da Psicologia que Gilberto Gaertner (CRP-08/05000) abordará no XVI Encontro Paranaense de Psicologia (XVI EPP) e no II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (II CIPTF), que acontecerão entre os dias 22 e 25 de agosto, em Foz do Iguaçu.

Psicólogo da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Gilberto relatará essa experiência numa palestra no dia 23 de agosto. Ele falará sobre os procedimentos que foram adotados e a dinâmica funcional da Psicologia do Esporte. Além de trabalhar com a seleção de vôlei, Gilberto foi técnico da Seleção Paranaense de Karatê durante a sua graduação em Psicologia e foi Psicólogo dos clubes de futebol Atlético Paranaense, Paraná Clube e Coritiba.

O tema estará presente também na mesa-redonda da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), com o título “O campo profissional da Psicologia do Esporte na atualidade”, e no minicurso “Treinamento mental no campo esportivo”, ministrado por Gilberto. As atividades pretendem ressaltar a importância da formação em Psicologia para atuar com a preparação psicoemocional dos atletas, o que possibilita um melhor desempenho e equilíbrio em situações de pressão nos jogos. “O treinamento mental é uma técnica extremamente eficiente, comprovada cientificamente, e que pode ser usada além da Psicologia do Esporte, em muitas outras áreas”, explica.

Confira no vídeo o convite de Gilberto Gaertner e se inscreva!

Serviço

XVI Encontro Paranaense de Psicologia (EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (CIPTF)

Quando: 22 a 25 de agosto

Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center (Av. Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu)

Para mais informações sobre a programação dos eventos, acesse o site www.epp.crppr.org.br