XVI EPP e II CIPTF | Psicologia Ambiental será tema de atividades no evento

O XVI Encontro Paranaense de Psicologia e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (XVI EPP e II CIPTF) trarão atividades sobre as mais diversas áreas da Psicologia, em mesas-redondas, palestras, minicursos e oficinas. O evento acontecerá na cidade de Foz do Iguaçu de 22 a 25 de agosto.

Algumas atividades contemplam o campo da Psicologia Ambiental. Durante três dias, acontecerá a oficina “Psicologia Ambiental: Temas e Aplicações”, conduzida pelas Psicólogas Eveline Favero (CRP-08/22258), Marly Terezinha Perrelli (CRP-08/04561) e Cristiane Baecker Avila (CRP-08/11345) e pelo Psicólogo Eduardo Chierrito de Arruda (CRP-08/22624). No primeiro dia, será discutida a importância do zelo pelo ambiente, considerado pelas teorias da Psicologia Ambiental como um sujeito de direitos. Nesse sentido, considera-se tanto que o ambiente afeta os humanos como os humanos afetam o ambiente. Por isso, é necessário um comportamento pró-ambiental e pró-social para a construção de um ambiente positivo, ou seja, aquele que reverbera saúde para as pessoas e para o próprio ambiente.

No segundo e no terceiro dia serão trabalhadas as questões técnicas e práticas necessárias em situações de emergências e desastres. Está prevista também uma atividade física que proporcione o contato com a natureza. Segundo Eveline, estudos da Psicologia Ambiental mostram os benefícios para a saúde mental, física e ambiental nesse tipo de atividade realizada na companhia de outras pessoas.

Mesa-redonda

Além da oficina, acontecerá também a mesa-redonda “Experiências de atuação em situações de emergências e desastres”, com a participação das Psicólogas Eveline, Marly e Maria Helena Pereira Franco (CRP-06/01690). Na ocasião, as profissionais farão relatos de experiência de atuações em situações de desastres e comentarão sobre a capacitação e cuidados necessários para realizar esse trabalho, com foco na importância do autocuidado da(o) própria(o) Psicóloga(o).

Serviço

XVI Encontro Paranaense de Psicologia (EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (CIPTF)

Quando: 22 a 25 de agosto

Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center (Av. Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu)

Para mais informações sobre a programação dos eventos, acesse o site www.epp.crppr.org.br